O "Conditionnel présent" pode exprimir um desejo, uma informação não confirmada, um facto imaginário, uma sugestão, uma fórmula de boa educação, a probabilidade, a condição, um futuro no passado.
Este modo e tempo verbal forma-se juntando ao INFINITIVO do verbo (ex.: parler, finir) as terminações do "Imparfait" (-ais; -ais; -ait; -ions; -iez; -aient).
Por exemplo: parler + ais = (je) parlerais
Os verbos em que o infinitivo termina com vogal (ex.: vendre, apprendre...), retiramo-la e colocamos as terminações do "Imparfait" (vendre = vendr + ais = vendrais).
Certos verbos não seguem esta regra (ou seja, não se formam a partir do infinitivo), têm radicais especiais e são os chamados verbos irregulares (3º grupo/conjugação).
Eis os mais importantes:
- Être = SER + terminações do "Imparfait".
- Avoir = AUR + terminações...
- Faire = FER + terminações...
- Aller = IR + terminações...
- Venir = VIENDR + terminações...
- Revenir = REVIENDR + terminações...
- Tenir = TIENDR + terminações...
- Pouvoir = POURR + terminações...
- Vouloir = VOUDR + terminações...
- Devoir = DEVR + terminações...
- Voir = VERR + terminações...
- Savoir = SAUR + terminações...
- Pleuvoir = PLEUVR + terminações...
Nota: a forma em maiúsculas é a que deve ser utilizada mais as terminações do "imparfait" para formar o "conditionnel présent" destes verbos irregulares.
Consulta o link seguinte para conheceres a conjugação dos verbos franceses em todos os modos e tempos! http://www.leconjugueur.com/
Exercícios:
4 comentários:
très bien! merci beaucoup
Très bien, merci beaucoup
c'est ça! Merci par l'aide!
Ótimo blog!Ótima explicação!
Existe alguma dica para diferenciar o condicional presente e o futuro simples na forma falada,já que a pronúncia destes tempos são muito parecidas?
Obrigado
Enviar um comentário