domingo, 25 de maio de 2008

Le Passé Composé avec "avoir" - 7º ano

O “passé composé” utiliza-se para falar de eventos ou acções realizadas no passado. Tal como o seu nome indica, passé composé = passado composto, este tempo é composto por dois elementos: um verbo auxiliar (avoir ou être) + um verbo no particípio passado. Logo, este tempo forma-se com o presente do verbo auxiliar e o particípio passado do verbo principal:
Ex.: J'ai mangé une pomme (Comi uma maçã).
Repara na frase do exemplo. Encontramos dois verbos lado a lado: um auxiliar (avoir) conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo e o particípio passado do verbo "manger".
  • O particípio passado dos verbos terminados em -ER forma-se retirando o -r final ao infinitivo e acrescentando um acento agudo ao -e;
  • As expressões que costumam acompanhar este tempo são: hier (ontem), la semaine dernière (a semana passada)...
  • Com o auxiliar "avoir" não há concordância do particípio passado com o sujeito;
  • A maioria dos verbos franceses conjuga-se com o auxiliar "avoir";
  • O passé composé corresponde ao pretérito perfeito simples em Português.

Exercícios práticos:

  1. Identifica as imagens com as respectivas legendas (repara que a frase é construída com o passé composé): http://www.cengagelearning.com.au/secondary/Lote/tapis-volant/studentbook2/Unit4/u04_maniere_a01.html

  2. Associa cada forma verbal ao seu respectivo pronome pessoal sujeito: http://atschool.eduweb.co.uk/rgshiwyc/school/curric/French/Ks4/Perf_Imperf/Perf_Imperf_1.htm
  3. Completa com o auxiliar "avoir". Não te esqueças que os auxiliares estão sempre conjugados no presente do indicativo: http://www.cengagelearning.com.au/secondary/Lote/tapis-volant/studentbook2/Unit5/u05_grammaire_a01.html

28 comentários:

Anónimo disse...

é bom mas devia ter exercícios para as pessoas aplicarem o que aprenderam façam isso e vao ver que têm mais visitas ao vosso site.

Unknown disse...

Obrigado pelo comentário. Tenho por princípio de colocar sempre exercícios práticos junto de cada matéria teórica, tal como pode verificar.

Anónimo disse...

olá!! podiam dizer-me como se conjuga o verbo "partir" no passé composé por favor...obrigada!

Unknown disse...

Olá! O verbo "partir" conjuga-se com o auxiliar "être" no Passé composé. Eis o verbo conjugado: je suis parti, tu es parti, il/elle/on est parti(e), nous sommes partis, vous êtes partis, ils/elles sont parti(e)s. Como deves ter reparado, com este auxiliar devemos fazer a concordância em género em número (tal não acontece com o auxiliar "avoir"). Espero ter ajudado!

Anónimo disse...

nao gosto deste site desculpem tem muito pouca materia e nao tem exercicios esta muito mal feito
lamento muito

Unknown disse...

É a sua opinião e respeito-a. Aproveito o seu comentário para lhe pedir algum auxílio, uma vez que afirma não haver matéria e exercícios suficientes. Que tipo de matéria e exercícios gostaria de ver neste blogue (e não site)? E já agora, eu lamento muito a forma como escreve português! Antes de aprender uma outra língua, domine a língua materna!

Anónimo disse...

muito bem dito luís!o site ajuda-me muito na vespra dos testes pois tem bastantes exercicions nao so escritos como tambem auditivos como o teste e a materia esta muito bem resumida por isso aproveitamo-la para por no nosso portefolio e a professora agradeçe!um bj 7ºC

Anónimo disse...

Obrigada!!! Tenho um teste amanhã e já estava a ficar aflita... Obrigada por me esclarecer as dúvidas! Agradeço muito!!!

Anónimo disse...

Eu precisava que me ajudassem a fazer estas frases no imparfait de l´indicatif
vous_______ (venir)......
IL_________(PARTIR)......
À Midi,vous______ (dormir) encore.
elles______ (sortir)......
nous_______(finir) à minuit
ellle____ (devoir).......
Tu les______ (recevoir)....
On ______(pouvoir)......
Tu-_____ (FAIRE).....
JE______(PENDRE).......
ELLE____ (METTRE)
IL M´_____ (attendre)....
Elle_____ (dire) tout ce qu´elle ____(penser)
por favor di-me isso hoje porque amanha tenho o teste!

Unknown disse...

Consulte o seguinte "site": http://www.leconjugueur.com/
Basta inserir o verbo que deseja ver conjugado e clicar em "conjuguer" e aparecerá o verbo conjugado em todos os tempos e modos! Boa sorte!

Anónimo disse...

OLA PODIAM ME DIZER ONDE POSSO ESTUDAR AS FRONTEIRAS FRANCESAS

Anónimo disse...

podia-me dizer alguns verbos regulares terminados em -er?

Unknown disse...

São todos os verbos terminados em -ER, excepto o verbo "aller" que é irregular. Todos os outros verbos terminados em -ER são regulares.

Anónimo disse...

OLA iste site ajudame muito ... e muito bom ...

Anónimo disse...

podes ter les vêtements, les accessoires, les couleurs et les berbesporter e mettre

Carol disse...

eu gosto mto desse blog e me ajuda bastante! bjos

Anónimo disse...

achei este site muito gratificante, mas acho que deveria ter exercicios para exercitarmos as nossas cabeças tanto para o 7º ano de escolaridade como para o 8º ano.

Anónimo disse...

eu tenho teste amanha mas a professora nao me explicou muito bem esta materia ... ela fala , fala , mas nao percebi metade do que ela diz... entao pensei em saber mais sobre este assunto e por fim encontrei ... agradeço porque esclareceu-me muitas duvidas :)

Anónimo disse...

olá
adoro este blog .. será que poderiam por mais exercicios sobre o "passé composé"?
tenho teste quarta feira... peço que me respondam se faz favor.

Unknown disse...

Olá. Obrigado por seguires o blog! Aqui estão alguns links que te levarão a praticares o Passé Composé:
- http://ml.hss.cmu.edu/fol/fol1/modules/module5/exercises/F1M50303E1.htm
- http://www.prof2000.pt/users/dany/passecomp.htm
- http://atschool.eduweb.co.uk/rgshiwyc/school/curric/French/Ks4/Perf_Imperf/Perf_Imperf_6.htm

Anónimo disse...

O blog está muito bom. Amanhã tenho uma ficha de gramática de francês e este blog ajudou-me muito! Não percebia nada do passé composé mas agora já sei. Obrigada!

Anónimo disse...

não consigo entrar nesses sites onde estao os exercicios, queria fazê-los! Sabes de outros sites que eu possa ir?

Anónimo disse...

esta blog esta bom parabens

Anónimo disse...

ta muito bom parabens

Anónimo disse...

também acho que devia ter mais exercicios, mas de resto está muito bem feito
(=^.^=) - da minha autoria, não copiar o gatinho fofo

Anónimo disse...

(=^.^=)

Anónimo disse...

Adorei este blog! parabeens e muito sucesso!

Anónimo disse...

Olá! Desde já agradeço por me ter ajudado! o site está muito bem feito. Adoro. Não conseguia fazer o passé composé bem, mas agora já consigo! Ajudou-me para o teste de amanhã. Obrigado.