domingo, 6 de abril de 2008

Les prépositions et les articles contractés (as contracções das preposições com os artigos) - 7º ano

Tal como em português, os artigos definidos (le, la, l', les) precedidos de "à" e "de", combinam-se com estas preposições formando uma só palavra (com o artigo definido "la" não há contracção: à la, de la).


Quadro dos artigos contraídos com preposições:

Nota: de l' e à l' subsistem antes de um substantivo começado por uma vogal (a,e,i,o,u) ou h mudo.

Exemplos:

  • Je vais au cinéma ( Eu vou ao cinema).
  • Je vais à l'hôpital (Eu vou ao hospital).
  • Je viens du cinéma (Eu venho do cinema).
  • Je viens de l'hôpital (Eu venho do hospital).

Exercícios:

Artigos contraídos com a preposição "de":

Artigos contraídos com a preposição "à":

4 comentários:

jony maginex disse...

obrigado por me te ajudado no meu estudo para a escola
se quiser também pode visitar o meu blog com trabalhos da escola.

FELIZ ANO NOVO :D

tiago disse...

Obrigado ajudou me a estudar

Uma Pessoa Do Planeta disse...

Obrigado,Ajudou muito Pois a Minha Professora Não sabe Explicar Só mesmo por aqui!!

Anónimo disse...

muito bom